Era uma vez - Fábulas e Lendas: A LEBRE E A PERDIZ, La Fontaine

Olá, crianças!

8 de junho de 2012

A LEBRE E A PERDIZ, La Fontaine

Uma lebre e uma perdiz moravam em um lugar sossegado no campo, longe do reboliço que costuma caracterizar o dia-a-dia dos humanos. Viviam em paz e harmonia naquele pequeno território que elas e outros animais haviam escolhido para construir seus abrigos, tocas e ninhos, ali desfrutando da fartura de alimentos que a natureza lhes oferecia graciosamente.

Um dia, porém, a busca contínua pela expansão dos seus domínios fez com que os homens chegassem à região. Caçadores e seus cães começaram a percorrer todos os recantos daquele lugar até então tranqüilo, levando o medo e sobressalto aos animais que nele habitavam. A lebre e a perdiz foram dos primeiros a perceber que eles se aproximavam, e então se puseram em fuga, buscando salvação.

A lebre, coitada, correu o mais que pôde, mas os cães de fino faro seguiram em seu encalço, sem lhe dar trégua, aproximando-se a pouco e pouco, cada vez mais excitados diante da expectativa já quase real de abocanharem a presa. Até que conseguiram abatê-la pouco mais adiante, colocando um ponto final na vida até então pacífica e sossegada da pequena fugitiva.

Por sua vez, a perdiz se manteve escondida atrás de uma moita durante todo o tempo em que sua vizinha tentava salvar a vida. Mas em dado momento ela percebeu que os homens armados e atentos caminhavam em sua direção, cada vez mais próximos, e por isso bateu asas e voou buscando a proteção das alturas. Mas em vão. Porque nem bem havia ultrapassado a copa das árvores e uma ave de rapina caiu sobre ela como um raio, levando-a
nas garras para o ninho onde seus filhotes aguardavam ansiosos pela refeição.


Moral da história:Na vida, todo cuidado é pouco.


Baseado em uma fábula de La Fontaine.
Por FERNANDO KITZINGER DANNEMANN